Fundamento

Fundamento
O Templo Portais de Umbanda se fundamenta através da crença em um único Deus, na manifestação dos espíritos guias e no PoderDivino dos Sagrados Orixás.Os fundamentos de assentamentos, preparos de firmezas são passados pelo Caboclo Ubiratã, Pai espiritual do Templo e pelo Exú Mangueira e Pombagira Maria Padilha, grandes guardiões da religião de Umbanda!
Acreditamos na importância de todas as vertentes da religião, respeitamos todos os ensinos que valorizam e enaltecem a umbanda. Somos contra o preconceito, contra o mau uso da espiritualidade, bem como contra aqueles que
querem ser donos da religião. Aqui neste blog serão colocados os dias de gira, bem como alguns preparos aos médiuns do Templo!

ATENÇÃO!!!

O Templo Portais de Umbanda, na figura de seu
Presidente e Sacerdote, Pai Ortiz Bèllo, comunica que por virtude das manifestações políticas contra a religião de Umbanda, e pela responsabilidade perante a religião, ele passa a estar à disposição política.
O intuito é lutar contra a intolerância, unir Sacerdotes que estejam preocupados em elevar o nome da Umbanda, entre outros.


portaisdeumbanda@terra.com.br



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Monopólio religioso - por Pai Ortiz Bèllo


Os acontecimentos dentro da umbanda me impressionam cada vez mais. Uma religião apoiada em sua diversidade, com vertentes e explicações das mais variadas tem um ponto em comum: “Crer em um único Deus, acreditar em suas Divindades Orixás e na manifestação de espíritos guias.” E só!

Longe de pensar em me calar, acredito que as inversões de valores são comuns em um mundo onde o poder, a vaidade, a ganância e a prepotência se tornaram pano de fundo de muitas religiões. Os verdadeiros religiosos, preocupados em sua ação espiritual dentro de sues templos, ao longo dos anos deixaram crescer de forma desordenada agentes corrosivos da religião, oportunistas. Hoje a religião de Umbanda, salvo alguns poucos, está fadada a se curvar diante de instituições que cresceram e se fortaleceram, colocando-se como verdadeiras donas da religião.

Na figura, muito bem trabalhada de um religioso, esconde-se uma pessoa manipuladora, que com seus princípios nada nobres e nada éticos, acaba por perseguir aqueles que não se curvam diante de suas explicações e ações ditatoriais.

Quero ressaltar que é louvável todas as tentativas de explicar Deus e os Orixás; não se questiona o empenho dos escritores e professores da Umbanda. Todos que hoje possuem uma linha de estudo devem ser respeitados! Mas não é assim que acontece, guerreiam-se entre si, demonstrando um despreparo e desrespeito religioso onde o amar e perdoar não ressoa dentro do conceito que se mostra deliberadamente fora do contexto ético, moral e, sobretudo religioso.

A Umbanda é tratada por estes falsos moralistas como um produto, e tentam tomá-la em suas mãos como únicos donos. “O meu produto é o melhor, o do outro não presta”. E é assim que estes formam futuros sacerdotes. Onde está o exemplo de ser religioso?

Creio que uma pessoa que tem como missão levar a Luz do conhecimento, teria que ser o exemplo máximo de uma pessoa compreensiva, pacificadora, respeitadora da manifestação da diversidade e de linha de ensino de outros irmãos. Mas não é isto que vemos na maioria das chamadas lideranças!

Eu, como umbandista, não acredito naquele que persegue, que calunia o outro, que fala mal, colocando que apenas o seu trabalho é o que vale. Que exemplo é este!? Onde está a ética? E depois, como se nada tivesse acontecido, coloca sua roupa branca e cultua Deus e os Orixás como um ser imaculado, um representante da religião.Isso deve ser revisto por todos os sacerdotes e diretores de instituições que possuem o verdadeiro valor religioso, o compromisso com o Bem!

Chega de ficarmos calados em relação a estas ações; chega de ficarmos nas mãos de pessoas que só pensam em ter suas salas repletas de alunos. pensando apenas no dinheiro; chega de sermos extorquidos por instituições que só pensam no enriquecimento e nada fazem aos seus filiados. Chega de chamarmos de exemplo aqueles que na verdade não são exemplos de ser sacerdote de Umbanda. Chega de sermos levados apenas pela beleza externa. Vamos ver a essência.

São poucos aqueles que querem fazer o bem; estes não possuem aberturas para se expressarem ou realizarem o que quer que seja, pois são perseguidos. Eu e outros que pretendem levar adiante esta idéia seremos perseguidos, caluniados.

Chamo aqui aqueles que representam a Umbanda de forma verdadeira, para se darem as mãos; não sejam envolvidos por pessoas que manipulam massas a fim de se apossarem da religião. A Umbanda não tem dono, a Umbanda não possui codificador, a Umbanda deve ser respeitada em sua diversidade, a Umbanda merece representantes que sejam realmente Religiosos.

2 comentários:

  1. Pai, de tempos em tempos sempre quis ter esclarecimentos sobre o que de fato representa a Umbanda, e o que ela poderia modificar em mim como ser humano. Depois de muito tempo me encontrei.
    Como o pai diz, tem muita gente disposta a vestir o lobo com pele de carneiro, e precisamos ter dicernimento para não nos envolver de forma a nos contaminar.
    Encontrei meu caminho, pois fui acolhido em sua casa com todo amor e carinho e acima de tudo respeito mútuo, o que eu não via em muitos lugares.
    Claro que exitem muitos outros lugares tão honestos e trabalhadores pela Umbanda como a casa do Pai junto com seus mediuns. E em minha humilde opinião, já está mais que na hora dos homens serios e comprometidos com a Umbanda e com os fundamentos do Caboclo das Sete Encruzilhadas de se unirem em um unico proposito, expurgar esses ditos "sacerdotes" e firmar o seu espaço de direito.
    Não basta fazer uma aberura de gira e bater atabaque...tem que ter amor, brilho nos olhos e dedicação...e acima de tudo respeito e amor aos Orixas e Guias.
    Umbanda é amor, fé e caridade...
    Concordo plenamente com seu texto, que expressa com certeza a vontade de muitos sacerdotes assim como o pai...pessoas do bem com propositos em comum fazer uma umbanda como deve ser feita.
    Axé meu pai que Oxala te guie e te abençoe nessa empreitada, e no que precisar de mim...estarei como um soldado de Aruanda.
    Juraci

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  2. União. Será tão difícil descrever (e entender) o significado desta palavra?
    Significado dicionário Ato ou efeito de unir(-se).
    Hoje a Umbanda é pluralizada e fundamentada por seus "Pai de Santo" ou Sacerdotes , que emglobam sua crenças e ritos e criam uma Umbanda muitas vezes repressora que foge realmente do seu principal Fundamento que é Paz , Amor e União ...
    Unir-ser , Acreditar.... e não olhar e interferir dizendo : "Esta é melhor" ... "Meus mediuns, são fortes" ou "meu código ou fundamento é o certo".
    Olho para a Nossa Amada Umbanda como sendo um extenção dos fundamentos de Jesus Cristo " Amar ao próximo, como a sí mesmo!" , doar-se em Amor e União.
    Concordo com você !, e acredito que devemos nos unir uns aos outros... Unir-se para agregar, para deixar claro que a nossa Amada Umbanda é ÉTICA.
    O que é ser ÈTICO , para aqueles que fazem muitas vezes da Nossa Amada Umbanda um canal repressor e fora do seu fundamento principal.
    Axé !

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